Avião sequestrada no Egito

Um homem sequestra um avião da Egyptair terminou sem vítimas.

   Um avião da companhia aérea EgyptAir com um número ainda não determinado de passageiros a bordo foi desviado quando voava de Alexandria para o Cairo, no Egito. a aeronave pouso no aeroporto de Larnaca, em Chipre. A torre de controlo foi informada do ocorrido as 08:30 (06:30 em Lisboa) e o avião teve autorização para pousa cerca de 20 minutos depois, informou a polícia cipriota.

   A bordo da aeronave seguia um passageiro que ameaçou explodir o seu cinto com explosivos, obrigando a tripulação a alterar a rota do voo MS181. A informação foi confirmada em comunicado pelo ministro da aviação civil egípcio. 

   O homem foi identificado como Seif Eldin Mustafa de nacionalidade egípcia.









Acidente Aéreo na Rússia mata 62 pessoas

O avião havia decolado na sexta-feira, 18, do aeroporto internacional de Dubai

   Neste sábado dia 19, um Boeing 738 da companhia aérea FlyDubai, caiu na Rússia no momento em que tentava pousar no aeroporto de Rostov-on-Don.

   As investigações russas divulgaram que todos os passageiros possuíam nacionalidade russa, 4 deles eram crianças e 7 deles era tripulação.

   Em nota a companhia lamenta que o voo FZ981 tenha caído durante a aterrissagem e lamenta muito pelas vítimas do acidente.

   O acidente ocorreu cerca de 100 metros da pista de aterrissagem. De acordo com as investigações, o avião caiu durante uma segunda tentativa de pouso no aeroporto de Rostov-on-Don. As condições climáticas causaram má visibilidade por causa da chuva que caia pela manhã no aeroporto. As coordenadas lançadas pelo Ministério, eram de alerta de ventos fortes na região.

   A companhia aérea se comprometeu a investigar as possíveis causas do acidente o mais breve possível.

   A companhia da Boeing, já deu seu parecer sobre o acidente e ofereceu assistência técnica nas investigações sobre o acidente no aeroporto Russo.






Acidente aéreo mata 22 militares na Amazônia equatoriana

Os soldados participavam de um curso de paraquedismo.

   A queda de um avião matou 22 militares equatorianos nesta terça-feira (15) na província amazônica de Pastaza, no leste do Equador, informou o presidente Rafael Correa.
   A aeronave transportava militares que participavam de um curso de mestres em salto em paraquedas. O acidente ocorreu aproximadamente às 14h30 horas  locais (16h30 no horário de Brasília).
   O avião, transportava 19 paraquedistas, dois pilotos e um mecânico, caiu na zona de fronteira com o Peru.

O avião era um Aráva







A aeronave da PF quase bateu em um avião da FAB quando decolava do aeroporto SBBR

   A aeronave da Polícia Federal quase bateu em um avião da Força Aérea Brasileira quando decolava do Aeroporto Internacional de Brasília SBBR

   Um avião da Polícia Federal quase se envolveu em um acidente durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23/02/2016). A aeronave por pouco não bateu em outro avião.

   O incidente ocorreu por volta de 7h30. Dois aviões deixariam simultaneamente o terminal, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI, da Polícia Federal, faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a rota da aeronave da Força Aérea Brasileira.

   Em nota a FAB informo que vai investiga o fato, e a PF também informo que vai ajuda a FAB apurar o que aconteceu.

Imagem do erro da aeronave da PF




Veja o vídeo para entende mais sobre o ocorrido



FAB abre concurso público para o ingresso na EEAR

A Força Aérea Brasileira (FAB) abre concurso para o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)




   Inscrições abertas até o dia 31/03/2016, são mais de 300 vagas para Sargento da Aeronáutica, os candidatos têm que ter entre 18 anos até 24 anos sem completar 25 anos até o último dia das inscrições.

As vagas na opção 1. Somente para sexo Masculino

BMA - Mecânica de Aeronaves (65)
BMB - Material Bélico (12)


Das vagas na opção 2. Ambos sexos

BCO - Comunicações (16)
BFT – Foto Inteligência (5)

Das vagas na opção 3. Somente para sexo Masculino

SGS - Guarda e Segurança (11)

Das vagas na opção 4. Ambos sexos

BEI – Eletricidade e Instrumentos (15)
BEV - Equipamento de Voo (4)
BMT - Meteorologia (7)
BSP - Suprimento (11)
SAI - Informações Aeronáuticas (15)
SCF - Cartografia (6)
SDE - Desenho (6)
BEP - Estrutura e Pintura (7)
SEM - Eletromecânica (9)
SML - Metalurgia (4)

SBO - Bombeiro (12)

Das vagas na opção 5, Ambos sexos

BCT - Controle de Tráfego Aéreo (128)

"Legenda"
(Os números em parênteses e negrito são os números de vagas abertas)




   Para saber mais sobre o edita aperte Aqui.
   Acesse o site da FAB para saber mais sobre o concurso, aperte Aqui.
   E para saber mais sobre outros concursos da FAB aperte Aqui.






Fotos de Mateus Musskopf


Voo do Papa Francisco para Cidade do México é alvo de laser

    Voo da "Alitalia airlines 4000" (AZ4000) é o avião que transportava o papa Francis em sua turnê do México. A aeronave, Airbus A330 EI-EJK, na aproximação final de uma breve visita papal a Havana. Os pilotos relatarão que foram alvos de um laser verde. Mais dois voos que também estavam na mesma rota também relatam incidentes de laser verde no mesmo local. As aeronaves "UAL821 e KLM685"


Veja o vídeo no link abaixo.





AZ4000



Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

   Desde do dia 13 de fevereiro, 764 aeródromos privados nacionais inscritos no cadastro de aeródromos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que ainda não submeteram os seus planos de zona de proteção à aprovação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Do total de 764 aeródromos privados, 63 localizam-se na região Sudeste, 147 na região Centro-Oeste, 291 na região Norte, 75 na região Nordeste e 188 localiza-se na região Sul. O objetivo do DECEA é evitar operações inseguras e incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.

   O fechamento temporário será informado à comunidade aeronáutica por meio de NOTAM (Notice to Airmen) e a operação nesses aeródromos apenas será retomada após a administração aeroportuária comprovar ter ingressado com o processo de Alteração no Cadastro de Aeródromos nos termos da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 11-3/2015, que trata de Processos da Área de Aeródromos (AGA, do inglês Aerodromes and Ground Aids) no Âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A relação dos aeródromos consta do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 8, seção 3, de 13 de janeiro de 2016.
   A medida está associada ao término do prazo de 120 dias, estabelecido com a entrada em vigor da Portaria n° 957/GC3, de 9 de julho de 2015, para que os aeródromos inscritos no cadastro da ANAC pudessem adequar-se aos novos dispositivos submetendo seus planos de zona de proteção à aprovação do DECEA.

Segurança nas operações aéreas

   Os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos, bem como de Helipontos, são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos, com o objetivo de garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas. A obrigatoriedade desses planos no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

   Na condição de signatário da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil segue a legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos. Nesse sentido, a Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica, autoridades aeronáuticas brasileiras, possuem normas específicas dessa matéria que refletem as diretrizes de segurança internacional, nas quais se insere a Portaria nº 957/GC3.
   Para a elaboração de um Plano Básico, é necessária a realização de um levantamento topográfico no entorno do aeródromo com o objetivo de determinar o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação de voos visuais ou por instrumentos. A responsabilidade pela confecção desse plano é do administrador do aeródromo, seja público ou privado.
   A relação dos aeródromos que serão fechados temporariamente, bem como outras informações acerca da legislação aplicável à área AGA, os processos da AGA do DECEA, os modelos necessários para a confecção do processo e os Planos de Zona de Proteção já aprovados estão disponíveis no Portal AGA do DECEA em www.decea.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Glória Galembeck – Jornalista
Foto: Luiz Eduardo Perez