Esquadrão Pampa: Uma Jornada de 100 Mil Horas nos Céus

100 Mil Horas de F-5 na Base Aére de Canoas




   100 mil horas voadas, 46 anos de história, um legado de bravura: o Esquadrão Pampa da Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou um marco monumental em sua jornada de bravura e serviço ao país.

   Em um voo histórico, cinco aeronaves F-5M decolaram da Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul, lideradas pelo Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, comandante do Esquadrão Pampa. Ao completar 100 mil horas nos céus, a equipe brindou o Brasil com essa conquista épica.




   Mas o que significa essa marca? É a consagração de décadas de profissionalismo, dedicação e compromisso com a defesa do nosso espaço aéreo. É a história de homens e mulheres que dedicaram suas vidas à proteção do Brasil, voando alto e enfrentando desafios com bravura.

   O F-5M, um caça modernizado e versátil, tornou-se um símbolo da força e da capacidade do Esquadrão Pampa. Sua presença imponente nos céus garante a segurança do nosso país e demonstra o poder da tecnologia a serviço da defesa nacional.




   O Tenente-Coronel Navarro, em sua comunicação emocionante, exaltou o trabalho árduo de todos os que contribuíram para essa conquista: pilotos, mantenedores, controladores e equipe administrativa. Uma conquista que pertence a cada um que, com seu suor e paixão, elevou o Esquadrão Pampa aos píncaros da excelência.

   A cerimônia de comemoração, com a presença do Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, comandante do V COMAR, e outras autoridades, foi um momento de júbilo e reconhecimento. A inauguração do monumento das 100 mil horas de voo eterniza essa conquista na história da FAB.




   O legado do Esquadrão Pampa não se limita ao número de horas voadas. É a história de bravura, heroísmo e amor à pátria que inspira as novas gerações de aviadores. É a certeza de que o céu do Brasil está sob a proteção de homens e mulheres valentes, prontos para defender nossa nação com bravura e tenacidade.

   O voo histórico do Esquadrão Pampa é um marco para a FAB e para o Brasil. É um símbolo da força, da tecnologia e do compromisso com a defesa do nosso país. É a prova de que, juntos, somos capazes de alcançar grandes feitos e conquistar os céus com bravura e patriotismo.




   Parabéns ao Esquadrão Pampa por suas 100 mil horas de voo! Que a jornada continue por muitos anos, trilhando os céus com bravura e defendendo o Brasil com paixão.